Sim! Granilite é esse revestimento que você lembra de ter visto em alguma escola ou shopping antigo, escadaria de prédio residencial ou até na casa da sua avó.
Esse revestimento retrô muito usado nos anos 40 tem sido redescoberto por muitos arquitetos e pode-se dizer que virou uma tendência.
Além de pisos, ele pode revestir paredes, bancadas de cozinhas, banheiros e lavabos. E atualmente vem sendo usado também em mobiliários e acessórios decorativos.
Por sua característica monolítica ele acaba dando ideia de amplitude, o que é muito útil em ambientes pequenos.
As cores e desenhos podem variar bastante dependendo do material e do tamanho dos grânulos usados na mistura. E por essa infinidade de possibilidades podem se adaptar bem a qualquer estilo de projeto.
Terrazzo é o nome estrangeiro que vem sendo usado também por alguns arquitetos brasileiros, para se referir ao granilite feito com resina epóxi no lugar do cimento.
Muitas vezes usados como sinônimos, o granilite e o marmorite tem uma diferença que já dá para desconfiar pelo nome. O granilite leva pedras de diferentes tamanhos como granito, mármore, quartzo e outros minerais, enquanto o marmorite utiliza apenas mármore em pó ou fragmentos de mármore na mistura.
O granilite é um tipo de revestimento moldado in loco. Isso significa que a equipe de fornecedores executa o produto em obra e imediatamente o aplica na superfície desejada! É importante esclarecer que apesar de ser uma massa instalada in loco ela não é capaz de corrigir qualquer imperfeição existente na camada niveladora.
Sua composição é mistura de cimento , areia , água e minerais como granitos, mármores e até vidros.
E a instalação precisa ser especializada. E assim como cimento queimado, quando instado em pisos, é necessário fazer uma paginação com juntas de dilatação para que com o tempo não apareçam fissuras.
O sucesso da releitura desse revestimento também está ligada ao resultado visual dos grânulos que tem infinitas possibilidades de combinações de cores e tamanhos. Por isso muitas empresas tem investido nesse tipo de estampa para objetos decorativos, tecidos, papel de parede e adesivos.
A foto acima é do terrazzo, feito em peças pela fabrica européia Mosaic Factory.
Bom, eu que já era fã do granilite também estou curtindo todas variações, principalmente as mais delicadas em tons pastéis… Gosto tanto que usei nos vestiários no meu primeiro projeto depois de formada, uma academia de ginástica na zona Leste. Todo o piso, paredes, bancadas e até as divisórias foram executadas em granilite branco. Uma pena não ter fotos dele para mostrar aqui. Mas recentemente especifiquei em 2 projetos outros revestimentos que imitam essa estampa …
Veja abaixo na versão adesivo revestindo as paredes do quarto de duas meninas no apartamento Horizonte.
Já no apartamento Cobogó, especificamos um porcelanato que imita o granilite para piso, paredes dos banheiros e algumas bancadas como essa do lavabo na foto abaixo, com cuba esculpida.
O nome do porcelanato é " Twist Fogg” da Portobello.
E você? Gosta do granilite e suas variações ?
No site da empresa Casa Franceza você pode baixar um documento com mais informações técnicas caso interesse. São especializados no assunto e os responsáveis pela execução do granilite da minha primeira obra.